Módulo 6: Saúde materna, neonatal e do lactente - Enfermagem na atenção à saúde materno-fetal: pré-natal
Unidade 3: Consulta de Enfermagem e Sistematização da assistência de Enfermagem no pré-natal

Sistematização da Assistência de Enfermagem
Coleta de dados da Consulta
Diagnóstico e planejamento de Enfermagem
Implementação de Enfermagem
Avaliação e Registro

Verificação da ausculta obstétrica

VII. Verificação da ausculta obstétrica

Outra técnica de acompanhamento é o monitoramento dos batimentos cardiofetais. Este procedimento é realizado por meio do estetoscópio de Pinard (a partir da 20ª ou 24ª semana) e o Sonar - Doppler (a partir da 10ª ou 11ª semana). É importante considerar que são parâmetros normais 120 a 160 batimentos por minuto (bpm), e que não são isócronos com o pulso materno.

A ausculta é feita do lado do dorso, na altura da espádua (quarta vértebra dorsal), facilitando-se a sua localização por meio das manobras de Leopold-Zweifel. Nas gestações até a 16ª semana, o ponto de ausculta é próximo do púbis. Na gravidez múltipla, ouvem-se dois (ou mais) focos separados entre si por 10 cm, cuja frequência, ouvida simultaneamente por dois observadores ou por dois sonares, difere de 10 ou 15 batimentos por minuto (bpm). Na apresentação cefálica, os batimentos encontram-se abaixo do umbigo, na apresentação pélvica, acima do umbigo e na apresentação córmica (situação transversa), na altura do umbigo (REZENDE, 2005; BRASIL, 2006a).

VIII. Avaliação do edema

É importante avaliar o aparecimento de edema para descartar o edema patológico, que geralmente está associado à hipertensão. A avaliação pode ser feita por controle do peso (edema oculto - peso acima de 600 kg por semana) e avaliação do cacifo (depressão duradoura no local pressionado). Para tanto, posiciona-se a mulher sentada ou em posição supina, pressiona-se com o polegar na altura do tornozelo (região pré-maleolar), na perna no terço médio, região anterior (região pré- tibial), na posição lateral ou sentada, pressiona-se a região sacra. Por meio da inspeção, observa-se o edema apresentado na face.

Classifica-se o edema em graus de escala ascendente: quando atinge membros inferiores até a tíbia (edema uma cruz +), estendem-se as coxas e também aos membros superiores (edema ++), alastra-se por todo o corpo, excluindo as cavidades serosas (+++) e, finalmente, constitui o derrame generalizado ou anasarca (++++) (BRASIL, 2006a; REZENDE, 2005).

O Ministério da Saúde faz uma relação entre o edema, a hipertensão e a proteinúria, apresentados pela gestante, que podem ser vistos na bibliografia a seguir.

Saiba Mais
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o edema (p.64 e 65) e outros aspectos da gestação com a leitura da obra:

Pré-natal e Puerpério - Atenção Qualificada e Humanizada: Manual Técnico. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006 (Caderno nº 5).

Na próxima página veremos sobre a elaboração do plano de parto e pós-parto. Vamos lá!