Módulo 8: Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas
Unidade 3: A avaliação Inicial (primária) à vítima de trauma

Introdução
Ventilação e Respiração
Contusão Pulmonar
Circulação com controle da Hemorragia
Avaliação Neurológica
Exposição com Controle da Hipotermia

Aspiração da cavidade oral e nasal

A complicação mais importante na aspiração prolongada em vítimas de trauma poderá ser a hipoxemia. Portanto, você deverá ficar atento aos sinais e sintomas desse problema, que são principalmente alterações cardíacas (taquicardia, arritmias).

No caso de lesão de placa cribriorme, o paciente poderá apresentar os sinais de hematoma/equimose periorbitário, edema periorbitário, otorragia e/ou rinorragia e sinal de Battle.

A queda de língua representa grande parte dos óbitos em ambiente pré-hospitalar, principalmente em vítimas de trauma. Sabendo disso, cabe aos serviços de saúde e ao profissional envolvido no atendimento de emergência o incentivo ao estudo e ao aprimoramento da intervenção para o controle das vias aéreas e a facilitação da permeabilização. Uma ação terapêutica simples para os profissionais que atuam em uma situação de emergência é o uso da Cânula Orofaríngea, conhecida também como cânula de Guedel.

Figura: Cânula Orofaríngea (Guedel).

Fonte:http://vidadeumsocorrista.blogspot.com.br/2011/04/aula-de-como-colocar-canula-de-guedel.html

Saiba Mais
Para maiores informações sobre este material. Acesse o site indicado:
Clique aqui e confira.

A inserção da Cânula Orofaríngea (Guedel) é um procedimento simples e muito importante no atendimento à vítima de trauma. A instalação desse dispositivo está contraindicada nas vítimas conscientes (ATLS, 2007; PHTLS, 2007). A canulação orofaríngea (COF) deve ser instalada para manter a língua em posição que não comprometa a passagem de ar em vítima com nível de consciência rebaixado. A seleção do tamanho adequado para a vítima deve ser estimada pela distância entre a rima labial e o lobo da orelha ou o ângulo da mandíbula. As figuras a seguir mostram a sequência da inserção da cânula orofaríngea (Guedel). Acompanhe na animação:

Palavra do Profissional
Esse dispositivo não deve ser usado em vítimas conscientes, pois pode induzir a engasgo, vômitos e aspiração de líquidos gástricos.

Saiba Mais
Para compreender melhor como introduzir este dispositivo (cânula orofaríngea ou Guedel), assista ao vídeo sobre o assunto, publicado no Youtube.
Clique aqui e confira.

Na sequência, conheça o tema: Imobilizando a Coluna Cervical. Acompanhe!