Módulo 8: Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas
Unidade 3: A avaliação Inicial (primária) à vítima de trauma

Introdução
Ventilação e Respiração
Contusão Pulmonar
Circulação com controle da Hemorragia
Avaliação Neurológica
Exposição com Controle da Hipotermia

Colar cervical

A seguir, confira um quadro interessante que retrata as dimensões e características principais dos colares cervicais para as pessoas em diferentes fases da vida.

O colar cervical apresenta vários tamanhos, cujos velcros tem cores específicas, conforme Tabela (isso facilita, prontamente, a equipe a localizar o colar cervical).

Tabela: Dimensões aproximadas de colares cervicais

Saiba Mais
Para maiores informações sobre a técnica de imobilização de coluna cervical consulte o Manual do Núcleo de Educação em Urgências de Santa Catarina – Brasil/Saúde.SC.
s Clique aqui e confira.

A seguir, apresentamos uma foto ilustrativa sobre a identificação do tamanho do colar cervical pelas cores do velcro: Tamanho do colar cervical pelas cores do velcro.

Fonte:http://www.hotfrog.com.br/Empresas/EQUIPAMENTOS-MEDICOS-RESGATE-HOSPITALARES-APH-AEREO-AQUATICO-TERRESTRE/colar-cervical-11-4476-2029-cwresgate-cwresgate-com-www-cwresgate-com-298251

Uma vez colocado o colar cervical, mantenha o paciente na prancha rígida (ou em uma superfície rígida), e coloque o coxim lateral de cabeça. O colar cervical é um excelente dispositivo auxiliar na imobilização, porém não limita completamente os movimentos laterais e de flexão-extensão, devendo, portanto ser utilizado em conjunto com o imobilizador de cabeça e o dispositivo de fixação do tronco (PHTLS, 2007).

Imobilização:
Coxim Lateral de Cabeça: Se levar em consideração o dispositivo de imobilização, este deve imobilizar de tal forma que não permita movimentos para cima, baixo, direita e esquerda. Neste dispositivo a cabeça deverá estar fixada, impedindo desta forma a mobilização da coluna vertebral (ATLS, 2007; PHTLS, 2007). Há vários modelos no mercado.

Saiba Mais
Para aprender mais sobre como aplicar o colar cervical, assista ao vídeo disponível em um canal do Youtube.
Clique aqui e confira.

Palavra do Profissional
O colar cervical evita apenas o movimento de flexão do pescoço, não impedindo os movimentos de lateralidade da cabeça. É um dispositivo a ser escolhido com critério, não sendo pequeno a ponto de comprimir os vasos localizados na região cervical nem grande a ponto de não cumprir com o objetivo para o qual ele foi criado e ainda dificultar a abertura da via aérea.

Os resultados esperados quando o colar cervical é aplicado corretamente são as vias aéreas desobstruídas e protegidas de aspiração traqueobrônquica e a ausência de trauma cervical secundário, resultante de fraturas por instabilidade da coluna vertebral cervical.