Módulo 8: Linha de Cuidado Nas Urgências/Emergências Traumatológicas
Unidade 3: A avaliação Inicial (primária) à vítima de trauma

Introdução
Ventilação e Respiração
Contusão Pulmonar
Circulação com controle da Hemorragia
Avaliação Neurológica
Exposição com Controle da Hipotermia

Imobilizando a Coluna Cervical

No atendimento à vítima de trauma, a proteção da coluna cervical constitui a medida universal adotada pelo profissional, e a primeira providência deve ser a estabilização manual. Isso deve ser feito segurando a cabeça da vítima com cuidado e movendo-a até uma posição neutra, a menos que seja contraindicado, como por exemplo, quando houver resistência ao movimento, espasmo do músculo do pescoço, aumento da dor, início do aumento do déficit neurológico, como adormecimento, formigamento ou perda de habilidade motora, comprometimento das vias aéreas ou da ventilação (PHTLS, 2007). Na posição alinhada neutra deve ser mantida manualmente sem tração significativa, até que a imobilização mecânica do tronco e da cabeça seja completada (PHTLS, 2007).

A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio. A cabeça fica imobilizada sob o ângulo da mandíbula e na região occipital do crânio. Embora não imobilize totalmente, o colar cervical ajuda a limitar o movimento da cabeça. A porção anterior rígida do colocar também fornece um local seguro para a aplicação de um tirante de imobilização na parte inferior da cabeça, sobre o mento (PHTLS, 2007).

Todas as imagens exibidas neste espaço fazem parte do acervo das autoras.

A medida do tamanho do colar cervical: a distância entre o ombro e o queixo do paciente. Medida do tamanho do colar cervical mediante a distância entre o ombro e o queixo do paciente. O uso do tamanho apropriado é importante. O colar muito pequeno poderá não prover a imobilização suficiente, enquanto o colar muito grande poderá levar a uma hiperextensão cervical no paciente. A escolha do tamanho ideal para o paciente é feita calculando-se a distância entre uma linha imaginária no ombro, onde o colar ficará apoiado, e a base do queixo. A medida exata do colar é a distância entre o ponto de referência (botão) e a borda inferior do plástico rígido, e não até o emborrachado de espuma. Esta medida do colar designa também o tamanho da tala – fácil de imobilização, conforme evidenciados nas imagens mostradas ao longo desta sequência.

Medida do tamanho no paciente. Quando o paciente estiver em posição neutra cervical, use seus dedos para visualizar a distância entre o ombro e o queixo. Você pode utilizar seus dedos para escolher o tamanho do colar cervical mais adequado para o paciente.

Medida do tamanho no colar

Acompanhe na próxima página as instruções de como o colar deve ser colocado, tamanho e cores que são usados no atendimento ao trauma. Vamos em frente!