BALLESTER, D. A. P. O matriciamento em saúde mental: uma história em construção. In: SOARES, M. H.; BUENO, S. M. V. (Org.). Saúde mental: novas perspectivas. São Caetano do Sul: Yendis, 2011, v. 1. 232p.
BARBAN, E. G; OLIVEIRA, A. A. Modelo de assistência da equipe matricial de saúde mental no programa de Saúde da Família do município de São José do Rio Preto (capacitação e educação permanente aos profissionais de saúde na Atenção Básica). Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP), v. 14, p. 52-63, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, nov. 2005a.
BRASIL, 2007
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2009a. (Cadernos de Atenção Básica, n. 27) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.488 de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília: Ministério da Saúde, 2011a.
CAMPOS, G. W. S. Um método para análise e cogestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: Hucitec, 2000a
CAMPOS, G. W. S; AMARAL, M. A. A clínica ampliada e compartilhada, gestão democrática e redes de atenção como referenciais para a reforma teórico-operacional do hospital. Ciência e Saúde Coletiva, v. 12, p. 849-859, 2007.
CHIAVERINI, D. H. et al. (Org.). Guia prático de matriciamento em saúde mental. Brasília, DF: Ministério da Saúde: Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011. 236 p.
OLIVEIRA, G. N. Apoio Matricial como Tecnologia de Gestão e Articulação em Rede. In: GUERREIRO, A. P.; CAMPOS, G. W. S. (Org.). Manual de práticas de atenção básica à saúde ampliada e compartilhada.São Paulo: Aderaldo & Rothschild (Hucitec), 2008a. p. 273-282.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Relatório sobre a Saúde no Mundo 2001. Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Brasília: Gráfica Brasil, 2001.
YASUI, S.; COSTA-ROSA, A. A estratégia atenção psicossocial: desafio na prática dos novos dispositivos de Saúde Mental. Saúde em Debate, v. 32, p. 27-37, 2008.