Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 1: Aplicação da metodologia da assistência nas urgências respiratórias

Avaliação clínica do enfermeiro: anamnese e exame físico
Avaliação clínica do enfermeiro: exame laboratorial e por imagem
Insuficiência respiratória aguda
Asma
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Pneumonia
Distúrbios acidobásicos
Grupos farmacológicos
Técnicas e procedimentos de assistência ventilatória
Intubação e Ventilação
Alarmes

Acidose metabólica e alcalose metabólica

No sistema nervoso central, as manifestações da acidose metabólica incluem cefaleia, confusão e letargia, que podem evoluir para o coma. Também é frequente o desenvolvimento de arritmias, e o surgimento da respiração de Kussmaul, que ocorre na tentativa do organismo de compensar o pH aumentando a eliminação de CO2. Pele quente, náusea e vômitos também são observados.

A presença de acidose metabólica indica a necessidade de buscar a origem de hipoxemia, pois esta pode levar a um metabolismo anaeróbico disseminado, mas a hipóxia de qualquer tecido produzirá ácidos metabólicos como resultado de metabolismo anaeróbico ainda se a PaO2 estiver normal. O modo apropriado de corrigir a causa da acidose é otimizar a perfusão tecidual aos tecidos hipóxicos. Outras causas de acidose metabólica devem ser consideradas.

Alcalose metabólica

Ocorre quando o pH está superior a 7,35, a PaCO2 está normal ou ligeiramente elevada, e o [HCO3-] está elevado (> 22mEq/l). Tanto o excesso de base quanto à perda de ácidos no organismo podem provocar alcalose metabólica. O excesso de base ocorre da ingestão excessiva de antiácidos, uso excessivo de bicarbonato ou uso de lactato em diálise. A perda de ácidos pode ocorrer secundária a vômitos intensos, administração excessiva de diuréticos, níveis elevados de aldosterona.

No quadro abaixo, podemos verificar os valores de referência dos parâmetros da gasometria arterial (ao nível do mar):

Fonte: Cataletto, (2011).

E você sabe como devemos interpretar a gasometria arterial?

Bem, os gases do sangue arterial devem ser interpretados sistematicamente.

Primeiramente, avalia-se a oxigenação. Depois disso, é verificado o estado acidobásico. Em seguida, é identificado o distúrbio primário. Por último, a compensação, se ela existir.

Na animação a seguir apresentamos de modo simplificado os passos para a interpretação gasométrica.

Você sabe como devemos fazer a determinação da compensação do equilíbrio acidobásico?

Se há alguma anormalidade no equilíbrio acidobásico, então um ou mais sistemas-tampão são ativados para revertê-la. Por exemplo, se o paciente tem acidose respiratória (pH baixo e PaCO2 alta) os rins irão responder, retendo mais HCO3- e excretando íons H+ (alcalose metabólica). Por outro lado, se um paciente está em acidose metabólica (pH baixo, HCO3- baixo) os pulmões irão responder eliminando mais CO2 (alcalose respiratória).

Há três estágios de compensação:

1. Ausente (pH está anormal com o pCO2 ou [HCO3-] anormal e o outro componente normal.

2. Parcial (pH está anormal, com o pCO2 ou [HCO3-] anormal e o outro componente também está anormal refletindo a tentativa do organismo em compensar o distúrbio.

3. Completa (a [HCO3-] e pCO2 estão em uma proporção de 20:1 produzindo um pH normal, porém os valores da [HCO3-] e pCO2 estão anormais).

Saiba Mais
Clique aqui para conferir um site de referência importante para aprofundar os seus conhecimentos sobre os distúrbios do equilíbrio acidobásicos.

Neste estudo, vimos que os distúrbios acidobásicos decorrem de causas respiratórias ou metabólicas. Esses desequilíbrios acidobásicos são classificados em quatro categorias: a acidose respiratória, a alcalose respiratória, a acidose metabólica e a alcalose metabólica, cujas causas mais comuns listamos aqui. Além disso, aprendemos a interpretar a sua ocorrência por meio da gasometria arterial.