Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 1: Aplicação da metodologia da assistência nas urgências respiratórias

Avaliação clínica do enfermeiro: anamnese e exame físico
Avaliação clínica do enfermeiro: exame laboratorial e por imagem
Insuficiência respiratória aguda
Asma
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Pneumonia
Distúrbios acidobásicos
Grupos farmacológicos
Técnicas e procedimentos de assistência ventilatória
Intubação e Ventilação
Alarmes

Exame laboratorial

Exame laboratorial

Um exame frequentemente realizado na avaliação da função respiratória do paciente em unidade de emergência é a gasometria arterial. A obtenção da amostra de sangue para a realização deste exame tem uma série de implicações que dizem respeito à maneira correta de realização do exame, armazenamento e transporte da amostra. Amostras que demoram a chegar ao laboratório, ou coletadas de modo incorreto comprometem os resultados do cuidado de saúde ao paciente.

Oxigenação

Os valores da gasometria arterial que refletem a oxigenação incluem a pressão parcial de oxigênio no plasma arterial (PaO2) e a saturação arterial de oxigênio da hemoglobina (SaO2).

a) PaO2

É a pressão parcial de O2 dissolvida no sangue arterial. A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar. A pO2 diminui no idoso; o valor de indivíduos de 60 a 80 anos de idade varia de 60 a 80 mmHg.

b) SaO2

Refere-se à quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina. A saturação normal de hemoglobina varia de 93 a 99%. A SaO2 é muito importante porque a maioria do O2 fornecido aos tecidos é transportado através da hemoglobina.

Tanto a PaO2 quanto a SaO2 são usadas para avaliar a oxigenação. Veja na animação a seguir o que a enfermeira tem a nos dizer com relação a isso:

Embora estes exemplos reflitam uma diminuição da pO2 o paciente não estaria imediatamente comprometido já que a hemoglobina ainda está bem saturada com O2.

A zona crítica da curva da dissociação da oxihemoglobina ocorre quando a pO2 cai abaixo de 60 mmHg. A este ponto, a curva cai de forma aguda e pequenas mudanças na pO2 são refletidas em grandes mudanças na saturação de O2. Estas mudanças na SaO2 podem provocar uma diminuição significativa no O2 fornecido para os tecidos.

Vamos agora, na próxima página, à ventilação.