Módulo 6: Linha de Cuidado nas Urgências/Emergências Clínicas Respiratórias e Metabólicas
Unidade 1: Aplicação da metodologia da assistência nas urgências respiratórias

Avaliação clínica do enfermeiro: anamnese e exame físico
Avaliação clínica do enfermeiro: exame laboratorial e por imagem
Insuficiência respiratória aguda
Asma
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Pneumonia
Distúrbios acidobásicos
Grupos farmacológicos
Técnicas e procedimentos de assistência ventilatória
Intubação e Ventilação
Alarmes

Ventilação mecânica invasiva

Ventilação mecânica invasiva

Consiste em um suporte ventilatório com utilização de pressão positiva empregado em pacientes que estejam fazendo uso de qualquer tipo de via aérea artificiais (tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia) que fazem a conexão entre o dispositivo ventilatório e o paciente. Embora o paciente em ventilação mecânica geralmente fique internado em Unidade de Terapia Intensiva, é relativamente comum que alguns pacientes permaneçam algumas horas na unidade de emergência, em espera por transferência para outra unidade ou instituição, ou por indisponibilidade de vaga.

Compartilhando
O papel do enfermeiro na assistência ventilatória mecânica é intenso, extenso e complexo. Os cuidados de enfermagem para minimizar os eventos adversos da instalação e manutenção da ventilação mecânica incluem a monitorização dos parâmetros ventilatórios, o controle das condições gerais do paciente, a umidificação e o aquecimento dos gases inalados, a mobilização e a remoção de secreções.

Parâmetros básicos para regulagem do ventilador mecânico

Os parâmetros podem variar de uma rotina para outra, mas de uma forma geral eles consistem em:

Fração inspirada de oxigênio
Concentração percentual de oxigênio no ar inspirado; pode variar de 0.21 a 1.0. Geralmente, na fase inicial da VM a FiO2 indicada é de 100%. A FiO2 é reajustada conforme análise da gasometria arterial seguinte, sendo progressivamente reduzido, objetivando uma FIO< 0,5, porém adequada para manter uma oxigenação adequada, ou seja, superior a 90%.
Frequência respiratória
Recomenda-se uma frequência respiratória de 12 incursões por minuto para pacientes estáveis.
Volume corrente
É o volume de ar fornecido a cada ventilação. É calculado para a regulagem inicial de 7 a 8 ml/kg para prevenir lesão pulmonar por hiperdistensão alveolar. O volume pode variar se utilizada pressão positiva ao final da expiração (PEEP).
Fluxo inspiratório
Velocidade com que o volume corrente é liberado a cada ciclo; geralmente é regulado de 5 a 6 vezes o volume minuto ou conforme o peso e pode variar de 0,7 tempo inspiratório desejado em ventilação controlada, geralmente entre 40 e 60 l/minKg.
Relação inspiração: expiração
Na respiração normal, a inspiração é mais curta que a expiração; na ventilação mecânica esta relação geralmente é de 1:2, com tempo inspiratório de 0,8 a 1,2 segundos.
Sensibilidade
Usada para determinar o esforço do paciente para iniciar um ciclo na modalidade ventilação assistida.
PEEP (pressão expiratória final positiva)
Iniciada geralmente e 5cmH2O; recurso utilizado para otimizar a pressão positiva ao fim da expiração, de forma a manter os alvéolos abertos, em substituição ao mecanismo da glote.

Para a escolha da modalidade ventilatória a ser utilizada, é considerada a condição clínica do paciente e os objetivos da ventilação mecânica; a modalidade ventilatória determinará como o paciente irá interagir com o equipamento.

Veja na animação a seguir as modalidades ventilatórias mais comuns.

Neste tópico aprendemos os cuidados e os registros a serem realizados antes, durante e depois da intubação endotraqueal – procedimento em que se insere um tubo/cânula nas vias aéreas para manter a ventilação/oxigenação adequada. Abordamos também os cuidados de enfermagem para minimizar os eventos adversos da instalação e manutenção da ventilação mecânica.